Consultoria em Autismo

Por Kenya Diehl

Palestra na Universidade Regional de Frederico Westphalen. Creditos: Jornal Folha

Hoje em dia existem profissionais em tudo o que é área que se possa imaginar. Eu, particularmente, não tenho formação em nível superior e meu trabalho é com base quase exclusiva em minha vivência pessoal, em minha experiência de vida, após muita luta, preconceito, exclusão e uma luta incessante por me encontrar e me adaptar a esse mundo que por vezes parecia não ter sido feito para mim.

Após me tornar mãe e ver no meu filho um autismo diferente do meu, me deparei com o autismo severo, Gui chegou ao isolamento total, à ausência da fala, à inabilidade total de se comunicar por qualquer via, se limitou a gritos, se entregou ao desespero, parou de se alimentar e nos levou ao fundo do poço. Mas de lá foi resgatado, trazido para a realidade, chegou ao autismo leve e hoje, aos nove anos de idade é um menino comunicativo, que ama cantar, está alfabetizado, é tranquilo, feliz, altruísta, dorme bem, se alimenta bem, é gentil, educado, cordial, de bem com a vida, sem estereotipias ou agressividade. Por toda essa vitória nesses anos de convivência, por todo esse desenvolvimento tanto dele quanto meu, que desenvolvi meu próprio método, baseado no amor, na interação entre os nossos mundos, consegui resgatar muitas crianças de seus universos particulares para a vida e passei a atuar na área de consultoria, trazendo qualidade de vida para aqueles que não se prendem a métodos ou técnicas, mas acreditam no poder do envolvimento humano.

O consultor em autismo é um profissional com formação técnica em consultoria e aprofundamento na área de trabalho escolhida. No caso do autismo, é necessário que haja, além de estudos, experiência pessoal e empatia.

Meu nome é Kenya Diehl, sou autista diagnosticada ainda na infância, aos nove anos de idade e hoje tenho o diagnóstico de Autista Asperger (cid 10 – F84.5). Sou mãe de um menino autista de nove anos, que saiu da forma mais severa do autismo para a forma mais branda, muitas vezes imperceptível.

Sou escritora, palestrante, consultora em autismo, Colunista da Revista Ser Autista e blogueira com forte influência digital.

O trabalho de consultoria familiar voltada ao autismo consiste em:

– Uma análise do ambiente em que o autista está inserido;

– Identificação de possíveis falhas e pontos sensíveis que estão prejudicando o desenvolvimento ou a interação com os demais familiares;

– Incentivar a criatividade para adaptar a vida de todos os envolvidos com mais qualidade;

– Gerar desafios e metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazo;

– Provocar a participação, o empenho e o comprometimento de todos;

– Instigar os familiares e o próprio autista a gostar da realidade em que vivem, com base na compreensão e aceitação, bem como no desenvolvimento de habilidades que tornem a vida mais satisfatória de maneira geral;

– Adaptação com a realidade individual de cada autista, levando em conta o seu desenvolvimento pessoal, limitações e potenciais, bem como a forma como cada envolvido pode ajudar.

O objetivo final é, em síntese, identificar o real problema e encontrar a melhor solução. Aproximar a situação atual da situação ideal, com base no respeito, na fidelidade e na confidencialidade da consultoria prestada.

Kenya Diehl

Autismo é vida – me ame como sou

Na luta contra o preconceito e a favor da verdadeira inclusão

Telefone e whatsapp: (51) 9 91984264

Email: contato@kenyadiehlautismo.com.br

Site: www.kenyadiehlautismo.com.br

Blog: www.autismonews.com

YouTube: Kenya Diehl

Instagram: @kenyadiehl

Facebook: Kenya Diehl