Autismo – se você prometeu, cumpra!

Nós autistas somos sensíveis, literais e precisamos do máximo possível de previsão sobre o que vai acontecer. Não gostamos de surpresas e nos perturbamos com situações que fogem o nosso controle.

Mas você sabe por quê isso acontece? Justamente porque o autismo faz com que a gente viva em nosso próprio mundo. E sair dele gera desconforto porque não sabemos como agir diante de situações do dia a dia. Tudo é treinado, observado e nossa capacidade de copiar o outro nos torna sociáveis e agradáveis. Mas quando pegos de surpresa ficamos perdidos e podemos arruinar situações que são de grande estima para nós.

Então, aí é que entra a questão da promessa que precisa ser cumprida. Se você prometer algo para uma pessoa com autismo, esteja consciente de que não deve (a não ser em casos extremos) deixar para depois, fazer de conta que esqueceu ou simplesmente dizer “ah, deixa isso para lá”!

A pessoa com autismo já é uma guerreira por conseguir se expressar, conectar pensamentos com sentimentos e processar toda complexidade que é articular língua, dentes, deglutição de ar e emissão de som para que saia uma frase de acordo com o que ela está pensando. Arruinar esse processo tão duramente conquistado é algo que fere o autista e todos os envolvidos com ele nesse processo de luta pela vida.

Não somos exigentes. Via de regra nos contentamos com pouco, nos satisfazemos com coisas simples como pedir de presente uma colher, uma escova de dentes ou um guardanapo colorido.

A questão não é querer as coisas na hora, mas sim fazer cumprir nosso senso de responsabilidade e justiça, eu te garanto que um autista jamais te deixará só na promessa a menos que ele esteja vivendo uma situação de emergência.

KenyaDiehl®️

Autismo é vida – me ame como sou

AutismoMake

Faça com amor, faça como um autista!

Deixar uma resposta