Inclusão escolar

Inclusão escolar

Desde que a Lei 12,764/12 – lei Berenice Piana – foi sancionada nós autistas somos reconhecidas como pessoas com deficiência e temos os mesmos direitos que qualquer outra pessoa com deficiência também tem. Entre eles estão o estacionamento em vaga especial, atendimento preferencial em todos os tipos de estabelecimentos públicos e privados, meia entrada ou gratuidade em vários tipos de eventos, inclusão escolar e etc.

A inclusão escolar envolve manter um profissional de apoio para cada aluno autista, de acordo com sua necessidade individual, ter sala de recursos com atividades dirigidas que ajudem a manter o foco e a aprendizagem, material adaptado para o pleno desenvolvimento desse aluno e condições reais de conscientização e divulgação correta sobre o autismo para as demais crianças também, para que elas interajam e se desenvolvam também nos relacionamentos interpessoais.

Cabe ressaltar que, via de regra, as mães não sofrem porque seus filhos são diferentes que os outros. Sofrem por eles terem que enfrentar o mundo dessa forma, que na verdade nenhuma criança deveria enfrentar.

Por fim, reitero que a lei precisa ser cobrada e cumprida para que esses alunos autistas possam ter dignidade e apoio de alguém que entenda de autismo e que lhes dêm o suporte de que precisam para se sentirem seguros – se expressar e ser compreendido, conseguir comprar seu lanche sem ser zoado, obter apoio na hora de guardar e manusear o material escolar, na hora de conversar e interagir, no momento de euforia e ansiedade, na hora da dúvida, na interação social como um todo e no apoio à aprendizagem também.

Minha luta é e sempre será pela verdadeira inclusão, com melhor acolhimento e tratamento digno para alunos e pais. Não desistam! Lutem pelos seus direitos e ajudem a construir um mundo melhor para nossas crianças.

KenyaDiehl®️

Autismo é vida – me ame como sou

Deixar uma resposta